27 agosto 2010

1/3 ESTREIA - 5x Favela - Agora Por Nós Mesmos

Com sete prêmios no III Festival de Cinema de Paulínia (julho/10), inclusive o de Melhor Filme, chega às telonas dos cinemas brasileiros neste sexta feira a antologia 5x Favela - Agora Por Nós Mesmos, produzida por Cacá Diegues. A obra reúne cinco histórias contadas, interpretadas e dirigidas por moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro (todos aspirantes a cineastas). A preocupação de Cacá era que as histórias resultassem num longa humano, em oposição a rotina de violência e criminalidade retratada pela maioria dos filmes de favela.

O ousado projeto fez história no interior de São Paulo ao levar os prêmios e promete revolucionar o cinema nacional com uma narrativa inovadora e documental. Antes mesmo da estreia, a obra já era bem vista pelos principais críticos de cinema do Brasil, como Rubens Ewald Filho, que afirmou ser o melhor filme do ano até agora.

5X FAVELA - AGORA POR NÓS MESMOS
LANÇAMENTO: 2010 (BRASIL)
DIREÇÃO: CACAU AMARAL, CADU BARCELOS, LUCIANA BEZERRA, MANAIRA CARNEIRO, RODRIGO FELHA, WAGNER NOVAIS, LUCIANO VIDIGAL.
GÊNERO: DRAMA
VONTADE: 10,0

Além deste que promete ser um sucesso nacional (pelo menos de crítica), estreiam hoje:

KARATÊ KID. EUA (2010). Direção: Harald Zwart. Gênero: Ação/ Drama. Elenco: Jackie Chan, Jaden Smith.
VONTADE: 7,0

PAR PERFEITO (Killers) EUA, 2010. Direção: Robert Luketic. Gênero: Ação/ Comédia. Elenco: Katherine Heigl, Ashton Kutcher, Tom Selleck.
VONTADE: 8,5 (adoro a Katherine!!!)

BELLINI E O DEMÔNIO. Brasil (2008). Direção: Marcelo Galvão. Gênero: Policial. Elenco: Fábio Assunção, Nill Marcondes, luíza Curvo.
VONTADE: 6,0

Semana que vem tem mais. Até lá! Bom fim de semana a todos!

4 comentários:

Alan Raspante disse...

Não estou com muita vontade de conferir este 5x Favela.. pelo simples fato de estar enjooooado de filmes de favela, mais quem sabe em DVD ? rs

Gosto muito da Katherine, mais este filme não está com muita cara de ser bom, HAHAHA. Mas vou encarar por conta dela!

Abs.
Bom final de semana!

Gustavo Fiorini disse...

Enfim um filme sobre favelas sem exageros, estereótipos e afins... Deve valer a pena.

pseudo-autor disse...

Quase não fui ver (ando enjoado de filmes de favela) e ia acabar perdendo uma pequena obra-prima. Finalmente alguém que soube trabalhar o gênero sem cansar a plateia com mesmices, tiroteios e tráfico. Simplesmente ótimo!

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Sandro Azevedo disse...

Engraçado, já estou bemmm cansado de filmes que retratam as favelas, mas esse me chamou a atenção. Talvez pela idéia de podermos enxergar pelos olhos dos moradores, avaliar quais são os juizos de valores e o que eles tem pra passar! Quero ver!